Compartilhar

Um fato: é possível usar a psicologia das cores para projetar emoções.

As cores podem ter um poder e um peso muito maior do que simplesmente embelezar. Falando em termos de design, as cores servem para transmitir ao seu público exatamente o que você quer que eles sintam quando te vêem.

Em termos de cinema, é possível projetar sentimentos nos espectadores, para que eles fiquem ainda mais imersos na história.

E é completamente possível usar essas mesmas técnicas para o vídeo institucional da sua empresa! Vou te explicar como.

Mas antes, você precisa entender como funciona a psicologia das cores

A psicologia das cores age transmitindo emoções para o seu público. Algumas cores tem o poder de trazer tensão, sentimento de melancolia, sofisticação e até romantismo.

Não é atoa que quando desenhamos um coração, por exemplo, usamos a cor vermelha ou rosa. Isso está associado a cor que traz um romantismo e a forma do coração também.

Assim como o vermelho estimula o romantismo, a combinação de algumas cores também pode nos trazer outros sentimentos. A maioria dos fast foods optam por logotipos com cores quentes como vermelho, amarelo, laranja. Há estudos que comprovam que essas cores agem no nosso cerebro e nos deixam com fome.

 

Você precisa conhecer o seu público

Seus clientes buscam uma empresa sofisticada e séria? Ou o que eles precisam é de um serviço que passe tranquilidade, relaxamento e energias positivas? Isso tudo já deve ser definido a partir do seu logotipo.

Antes da criação de uma marca, são definidos os valores da empresa, para só depois serem definidas as cores do logotipo. Exatamente porque os designers vão buscar na psicologia das cores o que você quer passar para os seus clientes!

Uma empresa sofisticada, para pessoas de alto padrão, séria, normalmente utilizam os tons de preto, branco, cinza.

Veterinários e petshop optam por cores como o azul, verde, que demostram cuidado, tranquilidade, e são cores mais amigáveis.

Isso projeta nos clientes a emoção que eles querem ter ao contratar os seus serviços, por exemplo, você deixa o seu cachorro no veterinário esperando que ele seja bem cuidado, que seja uma experiência tranquila e amigável.

 

Aplicando a psicologia das cores nos vídeos

Aplicar esses conceitos nos vídeos é quase a mesma coisa.

Em vídeos institucionais, normalmente fazemos as filmagens no próprio ambiente da empresa.

Se sua empresa já segue os padrões do logotipo, isso já serve como forma de estimular o cérebro do seu cliente, até como um reforço da sua marca de forma inconsciente.

Mas no caso de não existir esse padrão de identidade visual nos ambientes, existem algumas possibilidades que podem ser usadas na edição dos vídeos. Por exemplo:

  • Usando um filtro da cor do logotipo em cima das imagens. Se seu logo possui tons azuis, adicionar um filtro azulado passa uma sensação de tranquilidade.
  • Utilizando letterings e padrões visuais já utilizados pela marca, com as cores da empresa;
  • Utilizando pequenos elementos ao longo do vídeo, por exemplo nos cenários, como já falamos anteriormente por aqui de sua importância.

O céu é o limite! O mais importante é ter em mente que a psicologia das cores te ajudam a contar a sua história, e se você souber usá-las de forma correta, terá uma paleta de cores enorme como seu aliado.

Se precisar de ajuda para aplicar estas técnicas, uma produtora de vídeos poderá te ajudar! Nós somos a Chaminé Produções.

Compartilhar