Compartilhar

Preparações para um vídeo institucional

O vídeo institucional é uma ferramenta usada para transmitir os valores e a estrutura de uma empresa. Mas na montagem deste vídeo existem alguns passos a serem seguidos, dentre eles o dia da filmagem. O que devo preparar na empresa para o dia da filmagem?

Planejamento

O ponto crucial é sempre o planejamento. Se atento a este passo mesmo assim as coisas podem não sair da forma esperada, imagina então se nem sequer houver um plano? Planeje tudo com antecedência, desde o roteiro que deve ser alinhado com a produtora, as falas, o local que será gravado, os recursos que serão necessários para a execução do vídeo (equipamentos tanto da produtora quanto da empresa) e claro o dia e horário disponível para a filmagem.

Lembre-se sempre de escolher um dia que seja pouco movimentado para que não atrapalhe tanto a rotina e fluxo de trabalho dos colaboradores e para que não haja um conflito de datas entre os participantes do vídeo.

Autorizações

O vídeo será feito em lugares que não pertencem a empresa? Não esqueça de pedir autorização. Alguns locais exigem que haja um conhecimento prévio da prefeitura ou CET para que a filmagem seja feita. Lembre-se de buscar essas informações com antecedência para que não haja problemas no dia da filmagem.

Também é necessário ter autorização de todos os colaboradores que irão participar do vídeo, seja com depoimentos ou apenas imagens, devem-se submeter a assinar um documento autorizando o uso de sua imagem pela empresa.

 

Comunique os colaboradores

Depois de todas as autorizações feitas, é hora de comunicar os colaboradores. Passe um comunicado por e-mail para todos os setores que estarão presentes no vídeo e todos os colaboradores que serão de alguma forma afetados no dia da filmagem. Assim, ninguém será pego de surpresa e reduz a chances de haver resistência para a filmagem.

 

Figurinos

No dia da filmagem, certifique-se de ter figurinos limpos e novos para aparecerem no vídeo! Sabemos que quando se trata de vídeos de obras, por exemplo, é quase que impossível manter os uniformes limpos no dia-a-dia. Mas para efeitos de figuração, fica bem mais bonito no vídeo quando eles estão em bom estado, mesmo que isso não represente a realidade. Temos como exemplo o vídeo institucional da empresa Palmont – Montagem industrial.

 

Retirar de objetos incoerentes a imagem da empresa

Já falamos aqui sobre a composição de cenas (5 dicas para composição de cenas), e sobre como todos os objetos devem ter uma coerência com o assunto do vídeo, já que a imagem está ligada a mensagem que se quer passar.

No dia da gravação, é importante que o ambiente esteja limpo, organizado e que as estruturas estejam boas para que apareçam de forma bonita no vídeo. Certifique-se do funcionamento dos equipamentos que estarão no vídeo, da forma que serão apresentados e quem os apresentará. A dica aqui é ter alguém que seja desenvolto em frente as câmeras e que não fique tímido!

 

Acompanhar!

Acompanhe! Esteja perto para verificar as cenas que estão sendo captadas, se não são cenas confidenciais que podem prejudicar a empresa, se poderia ser representado de uma forma melhor no vídeo, se os funcionários estão usando corretamente os equipamentos necessários no dia-a-dia. Também é sempre bom ter um técnico junto para acompanhar os equipamentos e suas funcionalidades. Essa dica é crucial para que as cenas não precisem ser refeitas depois por algum detalhe que foi esquecido ou mal feito, o que pode além de tudo, encarecer o projeto, afinal, tempo é sempre dinheiro!

 

Está pensando em produzir um vídeo institucional para a sua empresa? Vamos bater um papo!

Vamos falar sobre vídeos?

Compartilhar