Compartilhar

O que é StoryTelling?

O que é StoryTelling?

O que é StoryTelling? Ao falarmos de vídeo, estamos falando não só do material pronto, mas sim de todo o processo criativo que está envolvido. Dentre eles está o Storytelling: vamos falar sobre?

 O que é Storytelling?

Como a própria palavra diz: “Story” significa história e “Telling” significa contar. Mas podemos dizer que o storytelling é muito mais do que contar uma história; mas contar uma história com uma narrativa, um enredo e elementos específicos que tragam relevância para a mensagem que precisa ser passada, de forma a encantar quem está assistindo.

 

A importância do Storytelling

Quando ouvimos ou lemos uma história, é possível que isso tenha diversos impactos nas nossas vidas. Podemos ir do amor ao ódio a algum determinado personagem, nos identificar com diferentes tipos de pessoas (ou não) e fazer até uma viagem sem sair do lugar. O storytelling é a forma em que uma história é desenvolvida e adaptada para que cause todos esses sentimentos em alguém. Desta forma, a sua marca consegue se destacar e não ser mais uma no meio de tantas outras que fazem o mesmo tipo de serviço ou produto que o seu.

Hoje em dia é possível identificar marcas que vendem sabão em pó, por exemplo. Mas com um bom storytelling e todo um trabalho de posicionamento de marca, é possível vender um sabão em pó que incentive as crianças a brincarem e se sujarem, pois isso faz bem, como a OMO faz.

Esta é a real importância de um storytelling para as empresas, quando se trata de criar um vídeo institucional criativo. Destacar-se!

Além disso, esta é uma ótima ferramenta para as empresas que querem transmitir valores culturais internos, regras, e princípios éticos.

 

Como é feito um storytelling

Para vídeo institucional criativo, é necessário que toda a estratégia de divulgação esteja alinhada ao conteúdo. Se o principal objetivo é a divulgação da marca e criar um apego emocional com os clientes, é importante que no roteiro tenha uma abordagem e elementos característicos que mantenham o foco da história, sempre com ligações interpessoais.

Podemos exemplificar o vídeo da empresa Smart Survey, que nós da Chaminé Produções fizemos. Ele conta com uma animação e narrativa que conseguem prender a atenção do espectador, e ao mesmo tempo passar a mensagem necessária de uma forma diferente.

É sempre importante contratar uma produtora de vídeos para entender exatamente quais elementos que devem conter no roteiro, para que o storytelling vire um vídeo institucional que passe a mensagem de forma assertiva e que seja condizente com o que a empresa precisa.

Estamos prontos para lhe apoiar em seu projeto!

www.chamineproducoes.com.br

 

Compartilhar